domingo, 5 de fevereiro de 2017

O QUE ME VICIA - Pr. Charles Maciel Vieira, D.Th.

  
  O vício denota algo que é pedido pelo corpo, pelos nervos, como uma química que o corpo está acostumado, uma química entranhada, e o corpo sempre pede mais, nunca estando satisfeito. O que manda e comanda o corpo é a "alma", que também, por agora, podemos chamar de "cérebro", que caso falte a química, inutilizará todo corpo através de uma sintomatologia. A inutilização corporal faz-se de estágio em estágio, o que pode desmoronar como um "inferno" pessoal. Primeiro, o raciocínio começa a falhar, afinal, a "birra" do cérebro é porquê o mesmo não recebeu sua química, existe ausência, então o pensamento falha, e as coisas organizadas começam a perder o equilíbrio, uma sudorese, com temores e tremores na visão, pois a abstinência provocará vários delírios da alma. A pessoa começa a enxergar o que o cérebro quer mostrar, sendo uma luta injusta, onde a imaginação é resultado de todo um conjunto de fatores, tendo o sistema nervoso como base que afeta o corpo, e afeta a alma. Um desequilíbrio de humor, uma tristeza sem motivo, uma cabeça que quer explodir, a qualquer momento.

  O salmista Davi, na Bíblia, retrata essa pertubação interna, em um momento angustiante: "Tem misericórdia de mim, Senhor, porque sou fraco; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão perturbados" (Salmos 6.2). A perturbação de Davi, mostra uma pressão de ordem psicossomática, onde os "ossos" são sentidos como um incomodo neural, onde Davi diz: "Até a minha alma está perturbada" (Salmos 6.3), "livra a minha alma", "estou cansado do meu gemido", ... apresentando um ambiente de pânico, com falta de um equilíbrio emocional, psicológico.

  Invertendo a polaridade, onde o "vício" denota algo "negativo", iremos encontrar um polo "positivo", onde o vício perdido, foi a estabilidade, o emprego, a confiança, e isso com o acompanhamento rescisório de uma decepção emocional, ministerial, familiar, onde o "mundo", seu mundo, desaba sem aviso, onde o "vício" era somente ser feliz, tentar ser feliz, querer ser feliz, coisa, no agora, impossível, quebrado, leite derramado. E Davi pergunta: "Senhor, até quando?" (Salmos 6.3), como a dizer "preciso de ajuda", "preciso de compreensão", "a igreja não me entende", "a família é omissa", e então algo de NOVO acontece. O NOVO é que Davi se esforça e ora a Deus, abre sua alma para toda atividade Divina, e Davi diz: "O Senhor já ouviu a minha súplica; o Senhor aceitará a minha oração" (Salmos 6.9). "...Num momento", tudo muda, aqui nesta existência, tudo entra em equilíbrio novamente, para melhor, na PRESENÇA DE DEUS!


Pr. Charles Maciel Vieira, D.Th.

Nenhum comentário:

Postar um comentário