quarta-feira, 20 de março de 2013

Pastor Marco Feliciano diz que continua como presidente da Comissão de Direitos Humanos e Jean Wyllys critica: “lamentável”


Desde que assumiu a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), o pastor e deputado federal Marco Feliciano tem sido alvo de uma série de protestos e pedidos de renúncia por parte de segmentos da sociedade e civil e por outros parlamentares.

Acusado pelos críticos de racismo e homofobia, Feliciano não tem conseguido nem mesmo presidir as reuniões da comissão, por causa dos protestos contra ele. Nesta quarta, o deputado não conseguiu ficar mais que oito minutos numa audiência sobre direitos de portadores de transtorno mental, interrompido por ativistas que gritaram palavras de ordem.

Ao sair da sessão, vários parlamentares o aconselharam a deixar o cargo, entre eles o também evangélico Anthony Garotinho (PR-RJ).

- Você não devia ter aceitado lá atrás esse cargo porque aquilo ali te rendeu um problema. Você já capitalizou o seu público evangélico, mas tem que saber até quando esticar a corda para não arrebentar. Melhor sair antes que te tirem – disse Garotinho a Feliciano – aconselhou Garotinho.

Porém, apesar dos protestos e conselhos de outros parlamentares, Marco Feliciano afirmou que não irá renunciar ao cargo, mesmo após reunião com o líder do PSC, André Moura, e apelo do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) para tal.

- Eu continuo e sou presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados – afirmou ao G1, após reunião com os líderes do partido.

Nessa quarta (20), o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), se reuniu em seu gabinete, com o líder do PSC, André Moura (SE), e com o vice-presidente do partido, pastor Everaldo Pereira, para tratar sobre a situação de Feliciano. Alves comentou sobre a reunião contanto que fez um apelo para a legenda substituir Feliciano, e afirmou que os dirigentes do PSC se comprometeram a apresentar uma solução para a crise nos próximos dias.

Em sua coluna, Radar on-line, na Veja, o jornalista Lauro Jardim disse que Feliciano deu declarações peitando o PSC, que internamente já defende a sua renúncia.

- O partido é soberano, mas eu não renuncio. Não renuncio – teria dito o deputado, segundo Lauro Jardim.

Em nota oficial, o deputado Jean Wyllys, forte opositor de Feliciano, lamentou a permanência do pastor no cargo, citando as diversas manifestações contra o deputado e até mesmo os rumores de sua renúncia que circularam pela imprensa.

- Acabamos de receber a lamentável notícia do presidente Henrique Eduardo Alves de que os rumos da Comissão De Direitos Humanos e Minorias (CDHM) não serão resolvidos hoje, ao contrário do que esperávamos e já havia, inclusive, sido anunciado por alguns veículos da imprensa. – declarou Wyllys que, junto a outros parlamentares, chegou a ingressar com um Mandado de Segurança no Supremo contra a permanência de Feliciano na Comissão.

Segundo o Conjur, no documento, os parlamentares alegam que a sessão em que ocorreu a votação de Feliciano foi convocada de forma ilegal pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). A sessão foi restrita ao público, o que, para os deputados, contraria o Regimento Interno da Câmara. Segundo eles, apenas os membros da Comissão poderiam determinar a restrição, e não o presidente da Câmara.

Nessa quarta feira (20), Feliciano foi também intimado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a depor em ação penal em que é acusado de estelionato. De acordo com o G1, a intimação foi assinada pelo relator da ação no STF, o ministro Ricardo Lewandowski. Conforme documento, ele será interrogado no dia 5 de abril (sexta-feira) às 14h30.

Na ação, fruto de denúncia foi feita pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul em 2009, antes de ele tomar posse como deputado federal, o deputado é acusado de obter para si a vantagem ilícita de R$ 13.362,83 simulando um contrato “para induzir a vítima a depositar a quantia supramencionada na conta bancária fornecida”.

O PSC em reunião no fim da noite desta quarta, dia 20 de março, afirmou que reunirá os deputados para buscar uma decisão “respeitosa” e que “agrade a todos” sobre Marco Feliciano. Essa decisão do partido deve sair nos próximos dias.

Por Dan Martins, para o Gospel+


Nenhum comentário:

Postar um comentário