quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

COMENTÁRIO BÍBLICO - LIVRO DE ROMANOS - PARTE 7

Capítulo 11
Tema: A redenção de Israel 
Neste capítulo vamos ver o futuro de Israel e receber a resposta da pergunta "Deus tem abandonado Seu povo Israel permanentemente, ou ainda há esperança para a redenção e recuperação deste povo?" 
I. A prova pessoal - 11:1 
"Também sou israelita", diz Paulo para mostrar que sua salvação é uma prova que Deus ainda salva o judeu. A salvação de Paulo é um exemplo (1Tim.1:16), para todos que querem aprender, que Deus ainda salva o judeu e que vai salvar muito mais no Milênio. 
A salvação de Paulo não é um exemplo para a salvação dos gentios hoje em dia, mas para a salvação dos judeus quando Cristo vier. 
Paulo viu Cristo glorificado e ouviu Suas Palavras pessoalmente. Paulo era incrédulo e rebelde e perseguia os crentes em Cristo. 
Zacarias diz que os judeus, "olharão para mim, a quem traspassaram." (Zac.12:10) Em Apocalipse lemos: "Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim- Amém!" (Ap.1:7). 

Em 1Cor.15:8, Paulo diz que era, "como um abortivo", porque ele foi salvo centenas de anos antes da salvação da nação de Israel que só vai acontecer depois da vinda de Cristo. 
II. A prova histórica - 11:1, 10:10-18
Para mostrar que Deus sempre teve um remanescente até nos tempos de grande incredulidade da parte dos judeus. Na Bíblia sempre achamos Deus usando e abençoando aquele remanescente fiel. Um exemplo achamos em Isa.1:9. Sempre a maioria abandonou a fé e Deus usou um remanescente para começar de novo com Seu plano para Israel. 
Vs.5 nos diz que Deus está salvando judeus hoje em dia. Se Deus estivesse salvando judeus hoje em dia apesar da cegueira deles, é claro que salvará muito mais do Seu povo naquela época que vem quando Israel verá de novo a glória de Deus, mas esta vez manifestada em Jesus. 
III. A prova dispensativa - 11:11-24 
Paulo mostra nesse trecho que Deus tem um propósito dispensativo para permitir a queda de Israel, o de salvar os gentios. Pela queda de Israel, Deus agora condena todos os homens debaixo do pecado e assim trata todos iguais, seja judeu, seja gentio. Paulo agora nos faz lembrar que se a queda dos judeus trouxeram tão grandes bênçãos, a restauração deste mesmo povo, traria uma benção de vida dentre os mortos (vs.15). 
A parábola da oliveira (vs.16-24) está falando das nações dos judeus e  dos gentios e não de individuais. Israel é a oliveira que não produziu fruta. Deus quebrou alguns ramos e enxertou ramos do zambujeiro (gentios). Este enxerto foi contra a natureza (vs.24) porque geralmente o mais forte dos ramos está enxertado na mais fraca oliveira para melhorar. Deus fez o contrário para mostrar a Sua misericórdia salvando os gentios, e para mostrar a sua ira CORTANDO OS JUDEUS. Os gentios não podem ser orgulhosos porque Deus pode cortá-los também em qualquer momento de desobediência . 
Lembra-se que esta verdade é racional, porque Deus nunca cortará um verdadeiro crente e o lançará fora. "O que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora." (João.6:37). 
IV. A prova bíblica - 11:25-36 
Neste capítulo Paulo já usou muitos trechos do Velho Testamento, mas agora ele usa Isa.59:20-21, Isa.27:9, e Sal.14:7 para mostrar que o Velho Testamento prometeu um Messias com poder de restaurar Israel. 
Vs.27 refere-se ao pacto de que Deus falou em Jer.30:31-34. É um pacto que Deus vai cumprir durante o milênio, quando Israel aceitará Jesus como Salvador e será restaurado à sua posição exaltada na obra de Deus. Embora os judeus parecem inimigos de Deus hoje em dia, eles são ainda amados nos olhos de Deus por causa do pacto que Deus fez com seus antepassados. Homens mudam, mas o vs.29 mostra que é impossível para Deus mudar ou desfazer Suas promessas (Tia.1:17). 
Nos vs.30-32, Paulo usa o exemplo dos gentios que antes rejeitaram Jesus mas que agora estão aceitando-O pela fé para mostrar que os judeus na misericórdia de Deus ainda aceitarão o Salvador. Deus incluiu judeus e gentios debaixo do pecado e assim pode salvar ambos pela Sua graça. 
Depois de pensar sobre o plano maravilhoso de Deus para a salvação de Israel, Paulo canta um hino de louvor a Deus. (vs.33-36) 
 
 
Capítulo 12
Tema: A consagração do crente 
No capítulo 12 começa a quinta e última divisão de Romanos - Serviço (caps.12-16). Agora vamos aprender como por em prática o que já aprendemos. Neste capítulo o apóstolo nos dá quatro retratos do crente. 
I. Um sacrifício no altar - 12:1-2 
O verdadeiro serviço do crente com uma dedicação pessoal ao Senhor. 
O crente que falha em sua vida cristã é o crente quem primeiro falhou diante deste altar negando se render completamente a Cristo. O Rei Saul no Velho Testamento falhou diante do altar (1Sam.13:8-13) (1Sam.15:10-22) e perdeu seu reino. 
O motivo que Paulo usa para exigir esta dedicação é o do amor. Paulo não manda apresentar os nossos corpos, mas ele implora o crente fazer isso. Nós não servimos Cristo para ganhar os Seus dons; nós já temos tudo (Rom.3:21; 8:39) e nós O servimos por amor e gratidão. 
 A verdadeira dedicação a Deus é apresentar o corpo, a mente, e vontade de servir a Deus a cada dia. Não é somente um ato de levantar sua mão no culto ou fazer uma decisão. Dedicação é entregar os nossos corpos diariamente a Deus e receber a renovação do nosso entendimento. 
Cada crente ou está CONFORMADO no mundo e vivendo nele, ou está TRANSFORMADO e diariamente se tornando mais e mais como Cristo (santificação). (2Cor.3:18) A palavra "transformar" é a mesma que está traduzida "transfigurar" em Mat.17:2 quando Cristo transfigurou-se diante dos apóstolos Pedro, Tiago e João. 
Quando o crente está desta forma dedicado a Deus, vai aprender o que é a vontade de Deus para si mesmo. Deus não tem 3 vontades, mas nós crescemos no entendimento da vontade de Deus. Alguns crentes servem a Deus porque acha a Sua vontade BOA e tem o medo de desobedecer. Outros crentes servem a Deus porque acham a vontade de Deus AGRADÁVEL. Mas a dedicação total do crente a Deus o faz achar a vontade PERFEITA de Deus para a sua vida. 
Todos os crentes são SACERDOTES de Deus (1Ped.2:5) e o primeiro sacrifício que devemos oferecer a Deus é o nosso corpo. 
II. Um membro do corpo - 12:3-8 
Nosso serviço na igreja do Senhor começa com a dedicação pessoal (vs.1-2) e depois devemos fazer uma avaliação dos dons espirituais que temos vs.3). Os dons não são iguais em todos os crentes, mas todos estes dons vieram do Espírito Santo e devemos usá-los para a honra e glória de Deus. Cada crente deve usar seus dons conforme a medida da fé (vs.3) e Segunda a graça que é dada por Deus a cada um. (vs.6) 
Agora Paulo mostra 7 ministérios: 
  1 - Profetizar - 1Cor.14:3 
  2 - Ministrar ? que refere-se aos diáconos 
  3 - Ensinar - 2Tim.2:1-2
  4 - Exortar - pessoas a servir o Senhor 
  5 - Repartir - Atos.5 
  6 - Presidir ? na igreja 
  7 - Exercer misericórdia - às pessoas com necessidades 

Efésios.4 apresenta os homens que Deus deu à igreja como: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores, e doutores. Rom.12 e 1Cor.12 apresenta os dons que estes homens e cada crente tem. É muito perigoso não usar os dons de Deus para Sua glória. (2Tim.1:6). Os 12 homens de Atos.19:1-7 foram ignorantes do Espírito e os Seus dons; e os 7 homens de Atos.19:13-16 tentaram falsificar os dons de Deus. Os dois grupos não ganharam nada. 
III. Um irmão na família - 12:9-13
Cada crente tem seu serviço a Deus mas também tem que tratar o seu irmão na família de Deus com amor. O amor deve ser honesto e sem hipocrisia (1João.3:18). Devemos aborrecer o mal e amar o bem (Sal.97:10). 
Ser fervoroso no Espírito significa na língua grega, "iluminar com poder". As características do amor aqui parecem com os frutos do Espírito em Gal.5:22-23. 
Crentes na igreja devem cuidar uns dos outros e compartilhar seus bens com aqueles que tem necessidade. Em vs.13, "segui a hospitalidade" quer dizer que devemos fazer força para ajudar "sem murmuração". (1Ped.4:9) 
IV. Um soldado na batalha - 12:14-21 
Junto com as suas bênçãos, o crente tem as suas lutas, e Paulo agora vai nos ensinar como lutar com aquelas pessoas que são  inimigas da palavra de Deus. Devemos abençoar nossos inimigos e não amaldiçoá-los (Mat.5:10-12). Nenhum crente deve cair no pecado do mundo porque a sua vida não está reta diante de Deus (1Ped.2:11-25). O crente deve ser simpático (12:15) e humilde (12:16) porque o egoísmo e orgulho não é cristão. O crente nunca deve vingar-se porque "minha é vingança, diz o Senhor." (12:19). 
Nenhum crente pode viver para si mesmo conforme a Rom.14:7-8 e devemos viver em paz com todos os homens. Naturalmente não podemos ganhar a paz a qualquer preço, porque não podemos permitir que o pecado ou heresia entre em nossas igrejas. Devemos seguir o conselho de Mat.5:38-48 e assim podemos ser pacificadores. (Mat.5:9). 
Nos vs.19-21, Paulo refere-se a Prov.25:21-22 e Deut.32:35. Veja também Heb.10:30. A idéia aqui é que o crente já entregou tudo ao Senhor (12:1-2) e agora o Senhor tem a responsabilidade de cuidar do crente e até lutar no seu lugar nas batalhas da vida. Precisamos ter sabedoria (Tia.1:5) para lutar contra os inimigos da cruz porque podemos perder o nosso testemunho ou cair no pecado de compromisso. Várias vezes Paulo usou a lei Romana para ajudar na sua luta contra os inimigos de Deus (Atos.16:35:-40), mas ainda aceitou a prisão e a morte para ganhar alguns para Cristo. Se praticarmos diariamente Rom.12:1-2, temos certeza que Deus vai nos ajudar obedecer ao que está escrito no vs.3-21. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário