quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

COMENTÁRIO BÍBLICO - LIVRO DE ROMANOS - PARTE 4

Capítulo 5
Tema: Paz com Deus 
Este capítulo é uma explicação da última palavra do capítulo 4 (justificação). Não existe outro capítulo na Bíblia mais importante que este, porque é absolutamente necessário entender a doutrina de JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ. 
I. As bênçãos de justificação - 5:1-11 
1. TEMOS PAZ (vs.1) 
Houve um tempo que éramos inimigos (vs.10) mas agora em Cristo temos paz com Deus. Paz significa que o problema dos nossos pecados já está resolvido em Cristo. 
2. TEMOS ENTRADA A DEUS (vs.2a) 
Antes de sermos salvos estávamos "em Abraão" e condenados junto com Adão, mas agora "em Cristo" somos perfeitos nos olhos de Deus e temos entrada a Deus, principalmente pela oração (Heb.10:19-25) 
3. TEMOS ESPERANÇA (vs.2B) 
Efésios.2:11-12 diz que o incrédulo está sem esperança. Mas nós que estamos salvos temos uma "bem-aventurada esperança." (Tito.2:13) 
4. TEMOS UMA CONFIANÇA DIÁRIA (vs. 3-4) 
O crente verdadeiro não tem somente esperança do futuro, mas também tem durante as tribulações do presente. 
A formula da vida do crente é: 
Provas + Cristo = Paciência 
Paciência + Cristo = Experiência 
Experiência + Cristo = Esperança 
Vamos fazer uma comparação entre Mat.13:21,1Tess.1:4-6, e Tia.1:3
Nós não nos gloriamos ACERCA das tribulações mas NAS tribulações. 
5. TEMOS AMOR DE DEUS (vs. 5-11) 
Deus revelou seu amor quando Cristo morreu pelos pecadores (vs.8). Se Deus fez isto por nós sendo nós ainda inimigos, quanto mais o fará agora que somos filhos. 
Somos salvos pela Sua morte (vs.9) mas também somos salvos pela Sua vida (vs.10) porque a "virtude da Sua ressurreição" (Fil.3:10) opera em nossas vidas. 
Já alcançamos a "reconciliação" (vs.11) e agora nós estamos provando o amor de Deus em nossas vidas. 
II. A base da justificação - 5:12-21 
Neste trecho Paulo vai explicar como é que todos os homens são pecadores e como é que a morte de Cristo pode justificar todo aquele que crê. 
A idéia principal é que quando Deus olha na raça humana, Ele vê somente dois homens - Adão e Cristo. Cada ser humano ou está em "Adão" e perdido nos seus pecados ou está em "Cristo e salvo"; não há lugar no meio. 
Vs.14 diz que Adão era um tipo (figura) de Cristo, ou em outras palavras, temos o primeiro Adão e o segundo Adão que é Cristo. 
Vamos fazer uma comparação entre os dois: 
PRIMEIRO ADÃO
SEGUNDO ADÃO
 Feito da terra 1Cor.15:47
 O Senhor do céu 1Cor.15:47
 Rei da velha criação Gen.1:26-27
 Rei da nova criação 2Cor.5:17 
 Provado e falhou 
 Provado e venceu 
Trouxe pecado e morte
 Trouxe justiça e vida 
Morte reinou Rom.5:14-17
Graça, Justiça e Vida reinam Rom.5:17-21
Muitos foram feitos pecadores
Crentes feitos justos Rom.5:19
Estamos em Adão pelo nascimento
Estamos em Cristo pelo nascimento natural e espiritual. 
O velho testamento é um livro das gerações de Adão (Gen.5:1-2) e termina com a palavra maldição. O Novo Testamento é o livro da geração de Jesus Cristo (Mat.1:1) e termina com a idéia que "nunca mais haverá maldição" (Apoc.22:3) 
O Paraíso do livro de Gênesis que foi perdido em Adão está restaurado no livro de Apocalipse pela cruz de Cristo. 
Paulo está ensinando aqui a unidade da raça humana em Adão (Atos1.17:26). Vs.12 diz que "todos pecaram", pessoalmente e em Adão, ou em outras palavras, somos uma geração de pecadores. Estamos identificados com Adão, e seu pecado é nosso pecado, a sua morte é a nossa. 
Vs.12-14 ensinam que o homem está sempre responsável diante de Deus, ou com a lei ou sem a lei. Entre Adão e Moisés não houve lei escrita, mas ainda a morte reinou, então sabemos que Deus sempre mostra a sua vontade ao homem. Por exemplo o pagão no mato da África ou o índio no interior do Brasil nunca leram a palavra de Deus mas ainda estão inescusáveis (Rom.1:19-20) 
Agora temos várias comparações entre a salvação e o pecado: 
1. Vs.15-19 - A ofensa - O dom gratuito 
A ofensa de Adão trouxe a condenação e a morte mas o Dom de Deus trouxe a justificação e a vida. 
2. Vs.17 - Morte - Vida
A morte reinou por causa de Adão mas agora a vida reina em Cristo para todo aquele que crê. 
3. Vs.18 - Condenação - Justificação 
O pecado de Adão mergulhou a raça humana no pecado mas a morte de Cristo tirou os crentes deste pecado e nos justificou diante de Deus; Adão escondeu-se de Deus mas em Cristo temos entrada a Deus (Rom. 5:2) 
4. Vs.19 - Desobediência - Obediência 
Adão desobedeceu a Deus e nos fez pecadores; Cristo obedeceu a Deus e pela fé nele somos justos. 
5. Vs.20 - Lei ? Graça
A lei não foi dada para salvar ninguém mas para revelar o pecado do homem. A graça de Deus cumpriu a lei pela morte de Jesus e assim é possível para o homem ser salvo. 
Vs.21 diz que agora na Nova Criação (2Cor. 5:17) o pecado não mais reina mas graça reina, morte não mais reina mas vida reina, e nós reinamos na vida como reis e sacerdotes (Apoc.1:5-6). 


 Capítulo 6
Tema: Libertação pela ressurreição
Agora começamos a terceira parte de Romanos (cap.6-8). Estes três capítulos estão ligados e mostram como o crente está morto ao pecado (cap.6), morto à lei (cap.7), e vivo no Espírito (cap.8). 
Capítulo 6 mostra como o PECADO não mais nos domina (6:12), cap.7 mostra como a LEI não mais nos domina (7:1), e cap.8 mostra como o ESPIRITO nos dá liberdade (8:2-4). 
Depois de ser salvo o crente tem dois problemas: 
1). Como ganhar vitória sobre a velha natureza (a carne), e 
2). Como é que se pode agradar a Deus. O cap.6 tem a resposta ao primeiro problema: ganhamos a vitória sobre a velha natureza pelo reconhecimento do fato que a velha natureza está morta, crucificada com Cristo. O segundo problema está um pouco mais difícil. Como é que o crente pode agradar a nosso Deus quando tudo que ele faz está pela velha natureza? Pecado não é somente nas coisas externas mas também é atitude e pensamento. 
Capítulo 7 e 8 dão a resposta pelos fatos que o crente está MORTO À LEI, e que o Espírito cumpre a justiça da lei em cada crente (8:4) 
O segredo da vitória acha-se em três palavras: 
Saber - 6:1-10 
Considerar ? 6:11 
Apresentar - 6:12-23 
I. Saber ? 6:1-10 
Paulo usa a palavra SABER quatro vezes neste capítulo (vs.3,6,9,16). É o plano de satanás: todo mundo na escuridão e não na luz da verdade da Bíblia, e por isso muitos crentes estão vivendo num nível espiritual muito baixo. É impossível para o crente viver ou permanecer no pecado porque está "morto para o pecado" (vs.1-2). Cristo não somente morreu por mim, mas eu, também, morri com Ele fazendo parte da Sua morte na cruz. 
Nosso batismo é um retrato da morte de Cristo para o pecado do crente e um retrato da nossa morte às coisas do mundo. 
Nossa velha natureza ainda está conosco; mas agora não é ela que manda em nossas vidas. Se nós não o extinguimos, através da desobediência, o espírito que habita em nós, ele poderá mandar em nossas vidas. 
O pecado e a velha natureza são mestres cruéis. O incrédulo é escravo do pecado (Efés.2), mas muitos crentes, também, servem o pecado, ainda que Cristo já tenha vencido de uma vez para sempre a luta pela nossas almas. 
Muitas pessoas chegam até Romanos cap. 5 e descobrem que Cristo morreu pelos seus pecados e aceitem-no como Salvador, mas ele nunca descobrem a gloriosa liberdade. O cap.6 revela essa liberdade para todo aquele que crê e obedece os mandamentos do Senhor. 
Para recapitular: 
1). O crente verdadeiro está morto para o pecado (vs.2), 
2). A velha natureza está crucificado com Cristo (vs.6), 
3). O crente está livre do poder do pecado, não até o ponto de perfeição, mas pelo menos até o ponto de viver uma vida vitoriosa (vs.7). 
II. Considerar - 6:11
Não é suficiente SABER ou conhecer nossa nova posição em Cristo, mas também temos de CONCIDERAR esta posição como verdadeira em nossas vidas. O considerar, é simplesmente aquela fé que diz, "O que a Bíblia diz acerca do crente agora é verdade para mim, na minha vida cristã. Eu estou crucificado com Cristo". 
Considerar, é FÉ EM AÇÃO, confiando na palavra de Deus, apesar das circunstância em que nos achamos ou sentimos que temos. 
Deus não manda o crente crucificar-se mesmo como muitos tentam fazer, pelas auto-aflições, etc., mas Deus simplesmente manda-nos crer que já estamos crucificados juntos com Cristo e que a velha natureza já morreu (2Cor.5:17). 
III. Apresentar - 6:12-23 
O crente que realmente considera-se morto ao pecado provará sua fé pela apresentação do seu corpo a Deus. Este é o terceiro passo para ganhar vitória sobre a velha natureza ou a carne. 
Note as palavras "NÃO REINE" no vs.12. Indica que pela nossa própria vontade, com a ajuda do Espírito santo, nós não deixamos o pecado reinar em nossos corpos. Não basta só SABER o que é a vontade de Deus, nem CONSIDERAR a vontade de Deus, mas temos de APRESENTAR os nossos corpos como sacrifícios vivos a Deus (Rom.12:1-2). 
Nos vs.16-23 Paulo dá o exemplo de mestre e servo. "Ninguém pode servir a dois senhores". (Mat.6:24). Antes de ser salvos não servimos o pecado e recebemos o salário do pecado que é a morte (vs.23). Mas agora que somos salvos estamos livres do nosso velho mestre e somos servos de Cristo. Nós apresentamos a Deus os membros dos nossos corpos como instrumentos (vs.13) e com a ajuda de Deus damos fruto para santificação (vs.22). 
O importante é deixar estes três passos (saber, considerar, e apresentar) nesta ordem. Estes três passos representam uma atitude diária e não uma medida para ser usada só na emergência. 
O crente que estuda a palavra de Deus SABERÁ a sua posição em Cristo. O crente que passa tempo em oração CONSIDERARÁ que está morto ao pecado e assim APRESENTARÁ o seu corpo para ser usado na obra de Deus. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário