segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A VIDEIRA E OS FRUTOS

Uma árvore se reconhece pelos seus frutos. Uma boa árvore não pode produzir maus frutos. (Mateus 7:16)

                                       
E o que é um bom fruto aos olhos de Deus?
Primeiramente esse fruto precisa ser produzido segundo a sua vontade e não segundo ao nossa vontade. Em segundo lugar, ele deve ser produzido com boa vontade e dedicação e finalmente, ele não pode ser contaminado pela iniquidade. Se nossas obras não são feitas sob essas condições, elas são frutos estragados, e de pouco ou nada servem.

O bom fruto é reconhecido por ser desejável, saboroso e porque realmente alimenta a quem o ingere. Já o mau fruto pode até ter boa aparência, mas por dentro está corrompido por vermes ou por doenças. Assim também são nossas obras, que são admiráveis, permanentes e úteis aos propósitos de Deus quando boas, mas voláteis e inúteis, quando corrompidas pela impiedade.
Uma árvore ruim muitas vezes aparentemente produz bons frutos também, e chega a enganar até mesmo os cristãos. Como distinguir então os bons frutos de uma árvore boa dos bons frutos de uma árvore ruim?

Jesus ensinou como fazer essa distinção:  "Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade."(Mateus 7:23)
Os frutos produzidos em meio a uma vida ímpia não são bons aos olhos de Deus, embora pareçam aos olhos humanos tão bons como aqueles produzidos por uma pessoa piedosa. As "boas" obras daqueles que vivem em iniquidade não são realmente boas, por que quase sempre estão fora da vontade de Deus e são contaminadas pela iniquidade de quem as realiza.

Jesus se compara a uma videira, da qual seus discípulos são como ramos. Se a videira é excelente, produzirá frutos excelentes. Somente pdemos produzir bons frutos se estivermos em Cristo e se Ele estiver em nós.

"Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." João 15:4-5

Para que frutifiquemos, somos frequentemente podados, como o bom agricultor poda a sua videira no inverno. Essa poda geralmente é dolorosa, pois geralmente significa perder coisas, relacionamentos e hábitos que nos são caros ou até mesmo passar por lutas, que vão corrigir más tendências espirituais em nossa alma. Mas é essa poda que garante que permaneceremos em Cristo, e Ele em nós.

Jesus afirma também que muitos dos galhos da sua videira estão secos e estes serão cortados, por que não produziram frutos. Como isso é possível?
Na verdade nós não nascemos na videira de Cristo, nascemos em pecado. É pelo seu sacrifício que nos tornamos galhos desta videira, pois somos enxertados nela, mediante a graça de Deus.

Quando um galho de uma planta é enxertado em outra, ele traz ainda a sua natureza original e somente com o tempo ele vai "pegando" no novo tronco, até que passa a funcionar como um galho típico daquela nova planta.
Essa fusão do galho humano no tronco divino porém não é um processo que se realiza por si só, independentemente de nossa vontade. Quando somos ali enxertados, levamos ainda a nossa velha natureza e gradativamente a vamos abandonando e substituindo pela nova natureza da videira de Cristo.
Neste processo, podemos produzir poucos frutos, ou frutos com defeitos, mas jamais maus frutos. Nesse enxerto na videira de Cristo, recebemos a sua seiva, que vai gradualmente transformando nossa natureza egocêntrica em uma natureza cristocêntrica, capaz de obediência, uma natureza íntegra, forte e pura, destinada a produzir os mais excelentes frutos, em abundância. Todo aquele que verdadeiramente entregou sua vida a Cristo e se converteu de seus maus caminhos produz bons frutos e os produz em abundância. (Mateus 13:8)

Muitas vezes entretanto resistimos a esse processo transformador, apegando-nos a certos aspectos de nossa antiga natureza, que nos parecem muito caros para abandonarmos. Se essa relutância de nossa vontade em permitir sermos totalmente transformados pela seiva de Cristo, se tornar permanente, então não permaneceremos em Cristo e nos tornaremos galhos secos, que não podem produzir fruto algum, a despeito de todo esforço do Senhor da videira, em podá-los e que portanto de nada servem.

São estes galhos que Jesus afirma que serão cortados, para que a videira esteja sempre limpa e plenamente frutífera.Assim como alguns enxertos em plantas e árvores não "pegam", algumas conversões de vida também não chegam a se concretizar, por isso muitos cristãos se transformam espiritualmente em galhos secos, que são arrancados da videira de Cristo.



Fonte: http://www.portasabertas.com/videira.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário