domingo, 22 de julho de 2012

BAALIM / BAALINS / BAAL

Baalim: os baalins citados em Juízes 2:11, deuses menores do panteão fenício, muito próximo dos bíblicos elohim [Gênesis 1:1 e referencias], depois identificados como espíritos protetores, bastante populares e cultuados inclusive pelos hebreus [Juízes 2:12-13].


Baal-Meon: o terrível [aos hebreus] Beon, divindade protetora da Palestina, cujo nome era proibido de ser pronunciado pelo povo de Javé, e por isso mudados os nomes de locais a ele consagrados [Números 32:3 e 38]. Alguns entendem esta divindade adotada dos babilônios, provavelmente o deus Sucot-Benot, mudando-se o primeiro designativo Sucot [tendas] para Baal e que Benot transformou-se em Beon, o poderoso.


Baalzebul [Baalzabud ou simplesmente Belzebu]: cultuado pelos filisteus [II Reis 1:2 e referências], e outros povos do médio oriente, foi transformado em príncipe dos demônios para os hebreus, e assim assimilado pelos cristãos [Mateus 10:25, Marcos 3:22 e Lucas 11:15-18 e 19]. Estudos recentes apontam referida divindade como de origem fenícia, muitos lhe dando significado de Senhor das Moscas, todavia tradução mais apropriada a Baal-zabud, seria Dádivas do Senhor, e que se valia daqueles insetos, como vetores de pestilências, para castigar inimigos.


Baal: Senhor, principal deus fenício o naturista Melcart, foi absorvido pelos cananeus, como o trovejante Baal [I Reis 16:31], conforme mais conhecido biblicamente, e que se tornou representatividade do mal para os hebreus [II Reis 23:5]; no entanto, Javé toma características do próprio Baal, ao se fazer o tonante Siló do Sinai. Para os cartagineses que também o adotaram, era excelente deus.
Adoração a Baalim

Baal


Fonte: http://aesquerdadenos.blogspot.com.br

7 comentários:

  1. Vamos adorar a DEUS e observar OS DEZ MANDAMENTOS pois a igreja de Roma ja mudou ele e esta agora reunindo todos os lideres religiosos para ter o "dia da familia" contrario o que a bíblia nos orienta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião a Família pertence a Deus conforme as escrituras. Família é nada mais o relacionamento de varias pessoas entre si.Pai,mãe e filhos. Fora desta visão é o homem que assim o quer.

      Excluir
  2. Quer dizer então que para Deus isso é só uma questão de "ver o mundo com outros olhos"?? Porque então Jesus disse:

    ·LUCAS (cap. 11)·
    18 Ora, pois, se Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Pois dizeis que eu expulso dos demônios por Belzebu.

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião a Família pertence a Deus conforme as escrituras. Família é nada mais o relacionamento de varias pessoas entre si.Pai,mãe e filhos. Fora desta visão é o homem que assim o quer.

    ResponderExcluir
  4. Quando jesus estava naquela festa e chegaram aki maria sua mae e seus irmaos e avisaram jesus que sua mae e irmaos estavam ali, jesus olhando para eles e todos que estavam ali,dizia quem sao meus irmaos e minha mae? Pois disse que todos ali eram sua familia em outras palavras e que o significado é o mesmo...ou seja familia tambem nossos amigos colegas pessoas que as vezes se reunen para algo..ou que sempre está ali proximo a nós mesmo que nao nos vimos todos os dias mas sempre estamos em contakto

    ResponderExcluir
  5. Quando jesus estava naquela festa e chegaram aki maria sua mae e seus irmaos e avisaram jesus que sua mae e irmaos estavam ali, jesus olhando para eles e todos que estavam ali,dizia quem sao meus irmaos e minha mae? Pois disse que todos ali eram sua familia em outras palavras e que o significado é o mesmo...ou seja familia tambem nossos amigos colegas pessoas que as vezes se reunen para algo..ou que sempre está ali proximo a nós mesmo que nao nos vimos todos os dias mas sempre estamos em contakto

    ResponderExcluir