segunda-feira, 27 de junho de 2011

O LIVRO DE SALMOS - HINOLOGIA DE ISRAEL




Os Salmos – Hinologia de Israel

Por mais de dois milênios, o livro dos Salmos tem sido a mais popular coleção de escritos do cânon do Antigo Testamento.
Os Salmos foram utilizados em serviços de culto religioso pelos israelitas, começando nos tempos de Davi. A Igreja cristã tem incorporado os Salmos à liturgia e a seu ritual ao longo dos séculos. Em todos os tempos, o livro dos Salmos tem merecido mais interesse pessoal e maior uso em prático e no culto que qualquer outro livro do Antigo Testamento, superando todas as limitações geográficas ou raciais [1]. A popularidade dos Salmos descansa no fato que refletem a experiência comum da raça humana. Compostos por numerosos autores, os vários Salmos expressam as emoções, sentimentos pessoais, a gratidão, atitudes diversas, e interesses da média individual das pessoas. As gentes de todo o mundo têm identificado sua participação na vida com a dos salmistas [2]. Aproximadamente dois terços dos 150 Salmos estão atribuídos a vários autores por seu título. O resto é anônimo. Na identificação feita até agora, 73 se vinculam a Davi, 12 a Asafe, 10 aos filhos de Coré, 2 a Salomão, 1 a Moisés e 1 aos ezraitas Hemã e Etã [3]. Os títulos também podem proporcionar informação concernente à ocasião em que foram compostos os Salmos pelas instruções musicais e seu adequado uso no culto [4].
Comandante e quando foram colecionados os Salmos, é assunto sujeito a variada e múltipla discussão. Já que Davi tinha tão genuíno interesse em estabelecer o culto, e começou com o uso litúrgico de alguns deles, é razoável associar a primeira coleção com ele, como rei de Israel (1 Cr 15-16). O cantar dos salmos na casa do Senhor também foi um uso introduzido por Davi (1 Cr 6.31). Com toda probabilidade, Salomão, Josafá, Ezequiel e outros concluíram o arranjo e a extensão do uso dos Salmos em subseqüentes centúrias. Esdras, da era post-exílica, pôde ter sido o editor final do livro.
Com poucas exceções, cada Salmo é uma unidade simples, sem relação com o precedente ou o que o segue. Conseqüentemente, a longitude do livro com 150 capítulos é muito difícil de resenhar. Uma divisão quíntupla preservada no texto hebraico e nas mais antigas versões, é como se segue:

I (Salmos 1-41)
II (Salmos 42-72)
III (Salmos 73-89)
IV (Salmos 90-106)
V (Salmos 107-150)

Cada uma destas unidades termina numa doxologia conclusiva. Na última divisão, o Salmo final serve como a doxologia conclusiva. Embora se têm feito numerosas sugestões para este arranjo, ainda permanece em pé a questão que diz respeito à história ou propósito de tais divisões.
O sujeito da questão parece proporcionar a melhor base para um estudo sistemático dos Salmos. Vários tipos podem ser classificados em certos grupos, já que representam uma similitude de experiência como fundo, e têm um tema comum. Considerando que o saltério inteiro não pode ser devidamente tratado neste breve estudo, a seguinte classificação, com exemplos para cada categoria, pode ser utilizada como sugestão para um ulterior estudo:

I. Orações dos justos                                        17, 20, 25, 28, 40, 42, 55, etc.
II. Salmos penitenciais                                      6, 32, 38, 51, 102, etc.
III. Salmos de louvor                                        65, 95-100, 111-118, 146-150.
IV. Salmos dos peregrinos                                 120-134.
V. Salmos históricos                                         78, 105, 106, etc.
VI. Salmos messiânicos                                     22, 110, etc.
VII. Salmos alfabéticos                                      25, 34, 111-112, 119, etc.

A necessidade da salvação do homem é universal. Isto está expresso em muitos Salmos nos quais a voz do justo apela a Deus em busca de auxílio. Abatido pela ansiedade, o perigo imediato, um sentimento de vindicação ou uma necessidade para a ressurreição, fazem que a alma se vire para Deus.
Os mais intensamente expressados são os anelos do indivíduo penitente. Com poucas exceções, esses Salmos são atribuídos a Davi. Livremente, ele expressa seus sentimentos da sincera confissão do pecado. ms exemplar é o Salmo 51, cujo fundo histórico se acha em 2 Sm 12.1-13. Totalmente consciente de sua terrível culpabilidade, que se expressa com uma ênfase tripla —o pecado, a Isaque e a transgressão—, Davi não busca evadir-se de sua pessoal responsabilidade. Pasmado e totalmente humilhado, se volta a Deus pela fé, percebendo que um espírito quebrantado e humilhado é aceito por Deus. Os sacrifícios e serviços de um indivíduo arrependido são a delicia do Deus da misericórdia. O Salmo 32 está relacionado com a mesma experiência, e indica a guia divina e louvor que se converte em realidade na vida de um que tenha confessado seu pecado com arrependimento.
Os Salmos de louvor são numerosos. Estas expressões de exultação e gratidão são amiúde a conseqüência natural de uma grande libertação. O louvor a Deus, com freqüência, se expressa pelo indivíduo que comprova as obras da criação na natureza do Todo Poderoso (Salmos 8, 19, etc.). A ação de graças pelas colheitas (65), a alegria na adoração (95-100), a celebração das festas (111-118), e os "Grandes Aleluias" (146-150) se fazem partes importantes da salmodia de Israel.
Os Salmos dos peregrinos (120-134) estão etiquetados como "Cantos dos Antepassados" ou "Cânticos graduais". O fundo histórico para esta designação é desconhecido. Foram emitidas várias teorias assumindo-se geralmente que esses Salmos estavam associados com as peregrinações anuais dos israelitas a Sião para os três grandes festivais [5]. Este grupo distintivo tem sido reconhecido como um saltério em miniatura, já que seu conteúdo representa uma ampla variedade de emoções e experiências.
Nos Salmos históricos, os salmistas refletem as relações de Deus com Israel em tempos passados. Israel teve uma história de variadas experiências que proporcionou um rico transfundo que inspirou seus poetas e escritores de cantos. Em toda a extensão desses Salmos, há numerosas referências aos feitos miraculosos e divinos favores que foram concedidos a Israel em tempos passados.
Os Salmos messiânicos indicavam profeticamente alguns aspectos do Messias como foi revelado no Novo Testamento. Sobressaindo nesta classificação está o Salmo 22, que tem várias referências e que estabelece um paralelo com a paixão de Jesus, retratadas nos quatro Evangelhos. embora este grupo reflita a experiência emocional de seus autores, suas expressões, sob inspiração divina, têm importância profética. Inter-relacionado com a vida e a mensagem de Jesus, este elemento nos Salmos é vitalmente significativo como está interpretado no Novo Testamento, vagamente expressado nos Salmos de culto, as referências messiânicas se fazem mais aparentes ao serem cumpridas em Jesus, o Messias. Outro grupo de Salmos pode ser classificado pelo uso do acróstico em seu arranjo. O mais familiar em sua categoria, é o Salmo 119. Por cada série DE oito versos, se utiliza sucessivamente uma letra do alfabeto hebraico. Em outros Salmos somente se assina uma línea simples para cada letra.
Naturalmente, o uso deste dispositivo não pode ser efetivamente transmitido às versões em outras línguas.
Com este analise diante dele, o leitor principiante reconhecerá que o livro dos Salmos é tão diverso como um hinário de igreja. A classificação estendida dos Salmos incrementa necessariamente a duplicação, nas diversas categorias. Que esta consideração não seja senão um princípio para o ulterior estudo de cada Salmo individual.


[1] Sobre a base dos textos hebraico e grego e de outras fontes, o uso litúrgico dos seguintes salmos tem sido sugerido na forma que se segue:
30 – Festa da Dedicação            7 – Purim; 29 – Pentecoste
83 ou 135 – Páscoa       137 – comemoração da destruição do templo
29 – últimos dias da Festa dos Tabernáculos
e os que se seguem eram cantados durante a diária oferenda de fogo:
24 – domingo    38 – segunda-feira
82 - terça-feira 94 – quarta-feira
81 – quinta-feira            38 e 92 – sábado
Ver R. H. Pffeifer, the Books of the Old Testament (Nova York: Harper & Brothers, 1957), pp. 195-196.
[2] A presente divisão dos Salmos não aparece nos primeiros manuscritos hebraicos que ainda existem. O número total varia em diferentes arranjos. O Talmude de Jerusalém tem um total de 147. a LXX combina o Salmo 9 e 10, e também 114 e 115, porém divide o 116 e 147 em dois cada um, e agrega um salmo apócrifo, totalizando 150.
[3] A frase hebraica "dedhavidh" pode, às vezes, significar "pertencentes a Davi", mas o conteúdo de salmos tais como o 3, 34, 51-54, 56, 57, 59, 60, e outros, estabelecem o fato de que Davi é o autor. Em conseqüência, muitos outros poderiam ter sido escritos por ele. Ver J. Young, Introduction to the Old Testament (Grand Rapids: Eerdmans, 1949), pp. 87, 300. Ver também a tese não publicada de Elaine Nordstrom, "A Chronological Arrangement of the Psalms of David", Wheaton College Library, Wheaton, 111.
[4] O fato de que alguns dos termos usados nos títulos dos Salmos não fossem compreendidos pelos tradutores da LXX, favorece sua antigüidade.
[5] Ver Leslie S. M. Caw, "The Psalms" en The New Bible Commentary, p. 498


Fonte: Samuel J. Schultz - A História de Israel no AT


Pesquisa: Pr.Charles Maciel Vieira


Nenhum comentário:

Postar um comentário