quinta-feira, 16 de junho de 2011

O DILUVIO - JUIZO DE DEUS SOBRE O HOMEM


O Dilúvio: Juízo de Deus sobre o homem

Gn 6.11 – 8.19
Noé era um homem obediente. Quando lhe foi ordenado que construísse a arca, ele seguiu as instruções (6.11-22). As medidas da arca ainda representam as proporções básicas utilizadas na construção de embarcações. Não sendo desenhada para navegar a velocidade, a arca foi construída para albergar e acomodar nela todas as formas de vida que deveriam ser conservadas durante a crise do juízo do mundo. Foi provido amplo lugar para albergar a Noé, sua esposa e seus três filhos e suas esposas, uma representação de cada animal básico e ave, e alimento para todos eles [1]. Durante aproximadamente um ano, Noé ficou confinado na arca, enquanto o mundo estava sujeito ao juízo divino [2]. O propósito de Deus de destruir a pecadora raça humana se cumpriu. Tanto se o dilúvio foi local ou a escala mundial, resulta de importância secundaria, pelo fato de que o dilúvio se estendeu o bastante para incluir toda a raça humana. Chuvas incessantes e águas procedentes de fontes subterrâneas elevaram o nível das águas por acima dos cumes das mais altas montanhas. A seu devido tempo, a água foi cedendo. A arca acabou descansando sobre o monte Ararate. Uma vez que o homem abandonasse a arca, enfrentou-se com uma nova oportunidade num mundo renovado [3].


[1] Fazendo um calculo de 45 cm por côvado, as medidas da arca eram de aproximadamente 132 x 22 x 13 metros. As cobertas permitiam um deslocamento de aproximadamente 40.000 a 50.000 toneladas.
[2] Para uma cronologia deste ano, ver E. F. Kevan, "Gênesis", The New Bible Commentary, pp. 84-85.
[3] A data dada por Ussher para o Dilúvio foi a do ano 2348 a.C. Driver, em seu comentário sobre o Gênesis (1904), alega o ano de 2501ac como a data bíblica para o Dilúvio. À luz de uma contínua civilização no Egito desde 3000 anos a.C., estas datas resultam insustentáveis. Também não podem manter-se pela própria exegese da Escritura. o Dilúvio pôde ter acontecido 10.000 anos a.C. para cronologias relativas, ver R. W. Enrich, "Chronologies in Old World Archaology" (U. of Chicago Press), 1965. Para a cultura continuada na América, ver R. M. Undcrhill, "Red Man's América" (Chicago, 1953), pp. 8-9.



Fonte: Samuel J. Schultz - A História de Israel no AT


Pesquisa: Pastor Charles Maciel Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário