quinta-feira, 16 de junho de 2011

CRIAÇÃO - O RELATO DA CRIAÇÃO



O relato da Criação

Gn 1.1 – 2.25
"No princípio" introduz o desenvolvimento na preparação do Universo e a criação do homem. Se este tempo sem data se refere à criação original [1] ou ao ato inicial de Deus na preparação do mundo para o homem, é questão de interpretação [2]. Em todo caso, o narrador começa com Deus como criador, neste breve parágrafo introdutório (1.1-2) em relação com a existência do homem e do Universo.
Ordem e progresso marcam a era da criação e organização (1.3 – 2.3). no período designado como de seis dias prevaleceu a ordem no Universo relativa à terra [3]. No primeiro dia foram ordenadas a luz e as trevas para proporcionar períodos de dia e de noite. No segundo dia foi separado o firmamento para ser a expansão da atmosfera terrestre. Segue-se na ordem, a separação da terra e a água, assim a vegetação apareceu a seu devido tempo. O quarto dia começaram a funcionar as luminárias no céu em seus respectivos lugares, para determinar as estações, anos e dias para a terra. O quinto dia trouxe à existência a criaturas vivas para povoar as águas de baixo e o céu acima. Culminante nesta série de acontecimentos criativos foi o dia sexto [4]. Foram ordenados os animais terrestres e o homem para a ocupação da terra. O último dia foi distinguido dos primeiros confiando-lhe a responsabilidade de ter domínio sobre toda vida animal. A vegetação foi a provisão de Deus para seu mantimento. No sétimo dia Deus terminou seus atos criativos e o santificou: como período de descanso.
O homem é imediatamente distinguido como o mais importante de toda a criação de Deus (2.4b-25). Criado a imagem de Deus, o homem se converte no ponto central de seu interesse ao continuar o relato. Aqui se dão mais detalhes de sua criação: Deus o formou do pó da terra e soprou nele o fôlego da vida, fazendo-o um ser vivente. Ao homem, não só lhe foi confiada a responsabilidade de cuidar dos animais, sena que também lhe foi encomendado que lhes colocasse nome. A distinção entre o homem e os animais se faz mais evidente pelo fato de que não se achou companhia satisfatória, até que Deus criou a Eva como sua ajuda idônea.
Como habitação do homem, Deus preparou o jardim do Éden. Encarregado do cuidado deste jardim, ao homem foi confiado o desfrute completo de todas as coisas que Deus tinha provido abundantemente. Havia unicamente uma restrição: o homem não devia comer da árvore do conhecimento do bem e do mal.



[1] As estimações para a idade do universo variam tanto que é impossível sugerir uma data aceitável. Einstein sugeriu dez mil milhões de anos como idade da terra. Cálculos da idade das galáxias variam desde dois a dez mil milhões de anos.
[2] A construção hebraica em Gênesis 1.1 é um nome relacionado com um verbo pessoal. Note-se a tradução literal: "No princípio de Deus criando os céus e a terra quando o espírito de Deus cobria a face das águas, Deus disse: Haja luz".
[3] Não se estabelece a duração destes dias criativos. Alguns sugerem dias de 24 horas baseando-se em Gênesis 1.14, Êxodo 20.11 e outras referências. Estes dias podem ter sido prolongados em eras, já que "dia" se usa neste sentido em Gênesis 2.4. neste caso, tarde e amanhã seriam usados em sentido figurado. Este relato nos proporciona dados para a asseveração conclusiva deste período de dias criativos.
[4] Usando as genealogias de Gênesis 5 e 11 para calcular o tempo, o bispo Ussher (1654) datou a criação do homem em 4004 a.C. esta data é insustentável, já que as genealogias não representam uma cronologia completa.


Fonte: Samuel J. Schultz - A História de Israel no AT


Pesquisa: Pr.Charles Maciel Vieira



Nenhum comentário:

Postar um comentário