quinta-feira, 2 de junho de 2011

BATALHA ESPIRITUAL - Pr.Caio Fabio - 1ª Parte

Batalha Espiritual
Discernindo os agentes espirituais no dia-a-dia.
Caio Fábio

  Dos anos 90 até os nossos dias, a Igreja, não só a brasileira, tem dado uma ênfase enorme à batalha espiritual, falando-se em Nova Era, em esoterismo, em espiritualismo; caíram os bastiões do materialismo; alguns ateus de antigamente já fazem despacho hoje; os parapsicólogos, que negavam a fé, no passado, hoje se tornaram espíritas kardecistas; as pessoas que consideravam qualquer coisa espiritual e invisível como ridícula são os mesmos que hoje têm suas casas cheias de cristais, pirâmides, búzios, duendes, procurando "energia" em montanhas e em vales, ou em quaisquer outros lugares ditos místicos, e passando férias perto de cachoeiras, esperando receber delas vibrações extraordinárias.
  No mundo evangélico, todos esses fenômenos estão acontecendo, mas é preciso saber que, de alguma forma, o mundo inteiro está vivendo aquilo que se poderia chamar de redescoberta espiritual.
  O movimento de batalha espiritual, conquanto tenha suas bases genuínas e legítimas na Bíblia, não pode deixar de ser visto na sua relação mais ampla sem uma conexão com a "atmosfera" mundial de percepção dos valores espirituais.
  Neste livro, estarei analisando os aspectos positivos e negativos do atual movimento da batalha espiritual, dando atenção a algumas características que reputo perigosas.
  Cumpre esclarecer que não pretendo que estas observações se constituam num tratado longo e exaustivo, estando longe de ser completo. Essas, porém, se caracterizam pela escolha de alguns elementos básicos que julgo essenciais para uma reflexão sobre o assunto.


Aspectos Positivos e Negativos da Batalha Espiritual

ASPECTOS POSITIVOS

  Inicialmente, é preciso arrolar os aspectos positivos do atual movimento de discernimento da batalha espiritual. No entanto, qualquer lista que se faça está longe de ser exaustiva e completa, elegendo apenas alguns dos movimentos básicos que precisam ser pensados por nós.
  Pensando, portanto, inicialmente, nos aspectos positivos do movimento de batalha espiritual, dizemos que o seu aspecto responsivo em relação à tendência atual é positivo. Eu, particularmente, gosto de tudo aquilo que responde à realidade. De alguma forma, nós estamos, durante anos, refletindo sobre a necessidade de a Igreja ser uma instituição que responda à realidade.
  O atual movimento de batalha espiritual - sem que aqui haja qualquer justificativa dos seus conteúdos e do que está sendo pregado - mostra que a Igreja foi capaz de dar um "bate-pronto", ou seja, aquele chute de primeira, na linguagem futebolística. Há nesse movimento, portanto, uma resposta imediata.
  O segundo aspecto positivo é a releitura da Bíblia nessa perspectiva, ou seja: todos os acontecimentos mundiais que nos cercam, forçando a Igreja a dar uma resposta, fazem também a Igreja reler a Bíblia com outros olhos. Começa-se a descobrir que a Bíblia fala de coisas que até então se pensava não existirem. Assim, qualquer situação externa secular, ampla, que de algum modo cercou e cerceou a Igreja, forçou-a a refletir e a responder a tais questões de uma maneira mais adequada. Há uma quantidade enorme de textos bíblicos que, em outras ocasiões, estavam esquecidos "na prateleira", postos de lado, mas que agora estão sendo recuperados e repensados, tornando-se objetos de reflexão. O problema surge quando as coisas se tornam exageradas, porque toda e qualquer releitura da Bíblia que se torna exagerada, de algum modo, deforma-se e adoece. Mas, ainda que exageradas, essas releituras acabam sendo úteis àqueles que ouvem todas as coisas e estão dispostos a reter o que é bom, com uma mente madura e equilibrada.
  Eis alguns exemplos: há algumas décadas, houve um movimento na Igreja Evangélica no mundo que era o da teologia da secularização, a qual era extremamente exagerada.  Aqueles que embarcaram nela apaixonadamente acabaram perdendo a fé, perdendo a espiritualidade e a possibilidade de se relacionarem com o invisível, tornando-se áridos e secos. Houve outros, todavia, que não embarcaram naquela teologia, mas que conseguiram resgatar dela o aspecto positivo, qual seja, a convocação de levar o sagrado e a espiritualidade para o mundo. Ora, essa é uma convocação positiva, porém só foram capazes de fazê-la e de executá-la aqueles que foram capazes de fazerem uma reflexão crítica, discernindo o que servia ou não, o que era ou não de acordo com a Palavra de Deus.
  Outro exemplo é o da teologia da esperança, que cerca de 30 anos passados exacerbou a consciência de alguns, fazendo-os mergulharem num mundo de utopias irrealizáveis, frustrando e amargurando todos aqueles que nela acreditaram ardorosamente. Mas, mesmo assim, ela deixou um "saldo positivo" àqueles que a discerniram não de forma ardorosa, fazendo-os concluir que a fé cristã precisa ter referenciais utópicos que sejam seus engravidadores, sendo aqueles que remetem para adiante, estabelecendo referências maiores do que a mediocridade circundante.
  A Teologia da Libertação é um outro bom exemplo. Com ela ocorreu a mesma coisa.
  Os que creram nela obcecadamente reduziram o mundo ao estômago e aos elementos sociais e econômicos, perdendo, deste modo, uma série de outras percepções. Entretanto, os que foram capazes de encará-la como um movimento que continha aspectos positivos, integrando-os às suas vidas tais como os elementos relacionados às práticas sociais, os quais são úteis e inteiramente bíblicos - não exacerbaram o que de bom havia nessa teologia.
  Em qualquer situação é sempre assim: os exageros são sempre perniciosos (eu, pessoalmente, acredito que o diabo é o pai dos exageros).
  A terceira tendência positiva no movimento de batalha espiritual é a sua busca de discernimento espiritual. No atual movimento de batalha espiritual há todo um desejo de compreender o mundo espiritual, de discernir principados, potestades, sendo levada a sério essa tarefa, procurando desnudá-los, objetivando discernir o que acontece nas regiões celestiais.
  O quarto aspecto positivo no movimento de batalha espiritual é que o seu espírito de combatividade é apreciável, como a criação de um louvor de guerra bonito, gostoso extremamente desafiante, fazendo-nos deixar de lado os cânticos mais tradicionais, para entoarmos canções mais aguerridas como, por exemplo, "Ele é o Leão da tribo de Judá" e "O nosso General é Cristo". Tais louvores têm a propriedade de elevarem a alma a um estado de exaltação tão tremendo, que faz uma pessoa sentir-se capaz de, em nome de Jesus – O qual é o "Leão da tribo de Judá", e O qual também é o "nosso General" -, vencer qualquer inimigo, mesmo que seja o diabo. Sem dúvida alguma, tais cânticos são muito mais motivantes para esta geração do que aqueles hinos tradicionais (com algumas exceções, é claro!), porque estes não nos desafiam a um confronto com o inimigo - conquanto eu acredite que estes hinos tenham a sua hora e o seu espaço, convidando-nos para uma reflexão mais intimista.
O quinto aspecto positivo no movimento de batalha espiritual é a sua visão estratégica da cidade, especialmente nos contextos urbanos. Há um apelo enorme para que se compreendam as relações que se estabelecem dentro dela e para que se compreendam as forças que operam nela; quais são os principados e potestades que se assenhorearam das estruturas urbanas? Isso tudo tem um valor enorme, no que se refere à evangelização urbana, a qual não é feita sem que aqueles que a praticam tenham a visão da cidade como um grande ente social, que precisa ser discernido e enfrentado no conjunto das forças visíveis e invisíveis componentes desse ajuntamento humano.
  Esses são alguns aspectos positivos do movimento de batalha espiritual que merecem destaque, portanto. Em contrapartida, também acredito ser importante listar alguns aspectos negativos desse movimento, os quais não devem ser entendidos como resultantes de uma reflexão pessoal crítica e azeda, mas apenas como a revisão deles, objetivando uma proposta equilibrada.
Continua.........

Fonte: Caio Fábio - Batalha Espiritual


Pesquisa: Pastor Charles Maciel Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário